Na manhã desta quinta-feira, 26, aconteceu a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento ocorreu na Praça dos Paiaguás, reunindo cerca de 300 estudantes da 5ª série de seis escolas do município: Emefs Lúcia Maria, ABBS, Paulo Freire, além dos colégios Euclides da Cunha, NEP e Anglo.
Ao longo de todo o semestre letivo, os alunos acompanham instruções do Cabo PM Maycon, visando conscientizá-los sobre os riscos das drogas — tanto lícitas quanto ilícitas — e fortalecer valores como civismo, respeito e espírito de grupo.
Participaram da solenidade representantes da Polícia Militar, como o Cap PM André Luiz Caldeira, em nome do 28ºBPM/I e da 2ª Cia, além de autoridades municipais: o prefeito Rodrigo Batista Gonçalves; o secretário de Segurança, Alexandre Nunes; o secretário de Educação, Frederico Donadelli; a supervisora de Educação, Ariane Cristina Xavier; a delegada Carolina Tucunduva; e o vereador Sargento Carlos, representando a Câmara Municipal, além de diretores de escolas.
O Proerd é um programa educacional brasileiro realizado pela Polícia Militar, que tem como base o Dare (Drung Abuse Resitance Education), programa educacional americano, criado pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com chefe do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. Durante um semestre letivo, os alunos das 5ª séries do ensino fundamental recebem ensinamentos de Policiais Militares professores, com os quais aprendem a identificar e dizer não para as drogas lícitas e ilícitas, além de aprender valores fundamentais como civismo e espírito de grupo.