A vacina será aplicada das 8h às 16h nas unidades de saúde de Selvíria (que fica ao lado da CEI Isabel Barbosa) e Guadalupe (Véstia) e das 8h30h às 12h30 em um posto volante montado em frente à Lotérica, que fica na Rua Vereador Isac Laluce.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A pasta reforça que a imunização pode evitar complicações que podem resultar em internações ou morte.
O Mato Grosso do Sul vem registrando uma alta em casos de síndromes respiratória graves. O número de mortes também aumentou.
E os casos vem sendo registrados em grupos podem er protegidos com a vacina, como crianças e idosos.
A orientação é levar a caderneta de vacinação.
Influenza
A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.
Grupos prioritários
As vacinas estarão disponíveis, inicialmente, para os grupos prioritários. A vacina é aplicada em dose única para o todos os públicos, exceto crianças que nunca tomaram a vacina, que precisam tomar a segunda dose 30 dias depois da primeira.
A meta da Saúde é atingir 90% para cada grupo. Veja lista:
Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da área de saúde
Trabalhadores da área de educação
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Caminhoneiros
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Por: ASSECOM